Actividades já desenvolvidas pela Associação HistóriaSábias nas áreas da História, Arte, Património e Museologia
2014-2015 - "Raízes" - Projecto de mediação cultural em colaboração com a Escola Básica 1, 2, 3 / JI das Furnas e o CHAM – Centro de História d'Aquém e d’Além-Mar.
2015 - "Encontros com Histórias" - Visualização do documentário "As Ilhas e o basalto” seguida de debate, em parceria com o Arquivo da RTP Açores e o Ateneu Comercial de Ponta Delgada.
2015 - "Descobrindo a Caloura e a sua História através do Desenho", actividade feita em parceria com os Urban Sketchers - Açores no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
2015 - Apoio à formação "Azulejaria Portuguesa", ministrada por Francisco Queiroz e organizada pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada.
2016 - "Servir à mesa com História - uma diversidade de sabores", actividade realizada em Vila Franca do Campo no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
2016 - Apoio ao 1º Colóquio "Saudade Perpétua" (Vila Nova de Gaia e Porto, organização do CEPESE, Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e do Grupo "Saudade Perpétua").
2017 - Organização da formação "Restauro Urbano", ministrada por Francisco Queiroz, em parceria com o Instituto Cultural de Ponta Delgada.
2017 - Organização da formação "Genealogia sem segredos", ministrada por Francisco Queiroz, em parceria com o Instituto Cultural de Ponta Delgada e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
2017 - Apoio à formação "Azulejaria de Fachada", ministrada por Francisco Queiroz e organizada pela Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, na Lagoa.
2018 – Comunicação por N’zinga Oliveira e João Gonçalves Araújo na sede da Fundação Sousa d’Oliveira: Manuel de Sousa d’Oliveira e o impulso da arqueologia nos Açores: entre velhos e novos paradigmas.
2018 - "De geração em geração" - Actividade de rua realizada em parceria com o Instituto Cultural de Ponta Delgada, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o NEPHUA - Núcleo de Estudantes de História e Património da Universidade dos Açores, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
2018 - Apoio ao 2º Colóquio "Saudade Perpétua" (Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Furnas, organização do CEPESE, Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade e do Grupo "Saudade Perpétua"). Com comunicações dos sócios Francisco Queiroz, Cristina Moscatel e Joana Couto.
2018 - Participação no VII Colóquio «O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX», na Horta e nas Velas, com a comunicação: O adro da igreja de Nossa Senhora das Angústias (Horta): resultados da campanha arqueológica de 2017 (por João Gonçalves Araújo).
2018 - Participação no Ciclo de Conferências Açores e Madeira Porto Santo 600 anos, na Casa da Madeira nos Açores, Ponta Delgada (Duarte Chaves na organização e N’Zinga Oliveira na moderação).
2018 - Participação no 12th International Congress on Medieval and Modern Period Mediterranean Ceramics, organizado pela AIECM3, em Atenas, com a comunicação: Azorean local pottery: some exemples from the monastery of Nossa Senhora da Esperança, Ponta Delgada (16th-19th centuries) (por João Gonçalves Araújo e N’zinga Oliveira).
2018 - Participação no Colóquio Internacional Memória e Identidade Insular: Religiosidade, Festividades e Turismo nos Arquipélagos da Madeira e Açores, no Funchal (com Duarte Chaves) através da comunicação: Potencialidades de uma ciência para a diversificação da oferta turística no arquipélago (N’zinga Oliveira e João Gonçalves Araújo).
2018 - Participação no Encontro Olhar(es) sobre o Património Cultural dos Açores, organizado pelo Núcleo de Estudantes de História e Património da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, com a comunicação: Intervenções arqueológicas nos Açores: mitos e realidades (João Gonçalves Araújo e N’zinga Oliveira).
2018 - Co-organização da apresentação do livro Arqueologia nos Açores. Uma breve história, de José Luís Neto, em colaboração com o Instituto Açoriano de Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada e Fundação Sousa d’Oliveira.
2019 - Participação na Conferência Internacional Small Cities and Environment – From the Middle Ages to Contemporary Times, em Castelo de Vide, com a comunicação: Horta: dinâmicas urbanas de uma pequena cidade insular a partir dos dados arqueológicos (João Gonçalves Araújo).
2019 - Comemoração do Dia Internacional dos Centros Históricos, em parceria com os Urban Sketchers Açores, no Centro Histórico de Vila Franca do Campo.
2019 - Colaboração em duas iniciativas no âmbito do programa Erasmus+, da Universidade dos Açores, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (Diogo Teixeira Dias, N’Zinga Oliveira, João Gonçalves Araújo).
2019 - Publicação do artigo Intervenção Arqueológica no Centro Histórico de Vila do Porto n’ O Baluarte de Santa Maria (João Gonçalves Araújo).
2019 - Participação no Clube de História, organizado pela Fundação Sousa D’Oliveira (Diogo Teixeira Dias, João Gonçalves Araújo e N’Zinga Oliveira).
2019 - Publicação do boletim O Pioneiro com o tema: A Arqueologia na Defesa do Património Cultural (Diogo Teixeira Dias e João Gonçalves Araújo).
2019 - Publicação do artigo De odor tropical, mais guacamole que paella – o hospital colonial espanhol da Praia da Vitória na revista Atlântida (Carla Devesa Rodrigues, João Gonçalves Araújo e N’Zinga Oliveira).
2019 - Publicação do artigo Nota da primeira intervenção de minimização de impactos arqueológicos no Convento da Conceição, Angra do Heroísmo no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira (Carla Devesa Rodrigues, João Gonçalves Araújo e N’Zinga Oliveira).
2020 - “Encontros com História” n.º 1 - Encontro realizado a 10 de Março na Livraria Letras Lavadas, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, com o tema Evelina de Sousa (1881-1946) – A educação republicana e a defesa pela igualdade dos direitos da mulher. Oradora convidada: Isolina Medeiros. Organização da HistóriaSábias (Joana Couto), em parceria com o CHAM - Açores e o CIPA - Novo Dia (apoio: Governo Regional dos Açores e Livraria Letras Lavadas).
2020 - Parceria no Colóquio O Feminino nos arquivos, da Direcção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em colaboração com o CHAM - Açores, o IEM - Instituto de Estudos Medievais (UNL), e o Instituto Cultural de Ponta Delgada (Cristina Moscatel).
2020 - “Encontros com História” n.º 2 - Encontro realizado online a 10 de Novembro, com o tema A digitalização do Património Cultural: processos e vantagens. Orador: Diogo Teixeira Dias. Organização da HistóriaSábias (Joana Couto).
2020-2022 - Apoio ao projecto Trabalho no feminino, com financiamento da DRCT, implementado pelo CHAM – Açores em parceria com o CIPA - Novo Dia (Cristina Moscatel; Susana Silva; Joana Couto; N’Zinga Oliveira; Daniela Soares).
2021 - “Encontros com História” n.º 3 - Debate realizado online a 18 de Maio, a propósito do Dia Internacional dos Museus, com o tema Museus e virtualização: que desafios? Convidados: Carlos Carpetudo, Diogo Teixeira Dias, Francisco Maduro Dias, João Paulo Constância. Moderação: Joana Couto.
2021 - “Encontros com História” n.º 4 - Debate realizado online a 4 de Junho, com o tema História e Património nos Açores: do estudo ao mercado de trabalho. Convidados: André Nicolau, Bruna Pereira, Bruna Valério, João Oliveira. Moderação: Cristina Moscatel.
2021 - “Encontros com História” n.º 5 - Palestra online subordinada ao tema Os Açores na construção do Brasil: as levas e as motivações de meados do século XVIII. Convidado: Avelino de Freitas de Meneses. Moderação: Cristina Moscatel.
2021 - “Encontros com História” n.º 6 - Debate online subordinado ao tema Pôr Ordem na História? Convidados: André Varela Remígio, Cristina Moscatel, J. A. Gonçalves Guimarães, José Pedro Tenreiro. Moderação: Francisco Queiroz.
2021 - “Encontros com História” n.º 7 - Debate online subordinado ao tema Escravatura nos Açores: Séculos XV-XIX. Convidadas: Margarida Vaz do Rego Machado, Rute Gregório e Susana Serpa Silva. Moderação: André Nicolau.
2021-2022 - Pesquisa desenvolvida para a Câmara Municipal de Barcelos e produção de dois livros, da autoria de Francisco Queiroz: "Fachadas de Barcelos / Façades of Barcelos" e "Património de fachada em Barcelos".
2022 - “Encontros com História” n.º 8 - Debate online subordinado ao tema A impopular arquitectura popular. Convidados: Fernando Cerqueira Barros, Francisco Portugal e Gomes e Francisco Queiroz. Moderação: Joana Couto.
2022 - Parceria no Colóquio In Memoriam - Passado, presente e futuro dos cemitérios como espaços de memória, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Braga e tendo como outros parceiros o Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, o Departamento de História a Universidade do Minho, e a Câmara Municipal de Braga (20-21 de Maio de 2022).
2022 - Apoio ao 3º Colóquio "Saudade Perpétua", co-organizado pelo Grupo "Saudade Perpétua" e pelo CEPESE (Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, 7 a 9 de Outubro de 2022).
2022 - Lançamento do n.º 1 da revista científica RomantHis, coordenada por Francisco Queiroz e Cristina Moscatel.
2022 - Pesquisa desenvolvida para a Câmara Municipal da Trofa sobre os cemitérios do concelho, e produção de uma brochura sobre o Cemitério de Alvarelhos, da autoria de Francisco Queiroz.
2023 - Publicação do n.º 2 da revista científica RomantHis, coordenada por Francisco Queiroz e Cristina Moscatel.